Vacinação de animais é essencial para evitar proliferação de zoonoses
A vacina é fundamental para manter a saúde dos animais e também dos humanos. Nesta segunda-feira (17), Dia Nacional da Vacinação, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) destaca a importância de manter sempre em dia a vacinação dos bichinhos, para prezar pela saúde do animal e também a dos seres humanos os afastando das zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas).
O médico-veterinário, coordenador da Fiscalização do CRMV-PB, Andrei Felipe, explicou que a vacinação de cães e gatos deve ocorrer nos primeiros meses de vida, pois é uma questão de saúde pública, já que algumas zoonoses são transmitidas para os tutores e possuem consequências graves, tanto para o pet, como para o humano, a exemplo da raiva.
As vacinas podem provocar algumas reações, por isso, de acordo com Andrei, é essencial que o tutor leve seu pet regularmente ao médico veterinário para saber o estado de saúde do filhote e conseguir distinguir se os sintomas aparentes são provenientes de alguma enfermidade ou apenas reação pós vacinação. Além disso, a vacina deve ser aplicada por profissionais da área, e as consultas periódicas com o veterinário são essenciais para ficar atento sobre quais são as vacinas adequadas para o seu animal.
A imunização do filhote deve começar após 45 dias de vida, depois da fase de amamentação e após esse período, aplicar as doses de reforço. Uma das primeiras vacinas a serem aplicadas é a polivalente e é composta por 3 ou 4 doses. “Essa vacina protege o animal e evita a transmissão de zoonoses para os humanos que podem levar a óbito”, explicou o médico- veterinário.
Zoonoses – As zoonoses são doenças infecciosas naturalmente transmissíveis de animais para seres humanos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica mais de 200 doenças transmissíveis, que se enquadram na zoonose.
Os animais (gatos, cachorros, vacas, roedores, aves, carrapatos, entre outros) podem servir de hospedeiros intermediários ou definitivos para a doença. A zoonose pode ser causada por bactérias, parasitas, fungos e vírus.