Em Campina Grande, Presidente do CRMV-PB participa de evento sobre “Agronordeste Digital”
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CMRV-PB), José Cecílio Martins, participou nesta terça-feira (20), em Campina Grande, do Workshop “Agronordeste Digital” promovido pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Sebrae.
O evento contou com a presença dos ministros Marcos Montes (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Paulo Alvim (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), além de várias entidades do setor agropecuário.
“Essa iniciativa permitirá o desenvolvimento de novos serviços e negócios na região, com a difusão de inovações estratégicas, garantindo empregos e ocupações em setores essenciais ao desenvolvimento regional. Essa iniciativa possibilitará o fortalecimento de diversos segmentos inovadores e a aceleração do desenvolvimento local”, destacou José Cecílio.
O Projeto AgroNordeste Digital, que tem o objetivo de promover o empreendedorismo tecnológico na região do Nordeste, além de levar conectividade e apoiar startups a desenvolverem novos negócios tecnológicos para o setor agropecuário foi iniciado, na última semana, pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI).
Entre as ações planejadas estão o diagnóstico rápido para caracterização do ecossistema regional, o alinhamento com atores do ecossistema local, a elaboração de um Plano de Ação junto com os atores locais e a definição de ações prioritárias.
O AgroNordeste Digital tem uma estratégia alinhada com dois programas do Mapa, o Plano AgroNordeste e o Programa Agro Hub Brasil. O primeiro é uma política pública para promover a agropecuária como instrumento de transformação econômica e social sustentável da região, em especial de agricultores familiares do semiárido.
Já o Programa Agro Hub Brasil é destinado a apoiar os ecossistemas e ambientes de inovação agropecuária no Brasil e promover a criação e amadurecimento de startups, apoiando eventos e desafios e aproximando-as de potenciais oportunidades de captação de recursos públicos e privados para o desenvolvimento de negócios de base tecnológica.
Durante o evento, foram apresentados os resultados do Governo Federal para o Semiárido.