Último POP do ano reúne Sistema CFMV/CRMVs para pensar ações de educação continuada
4 de dezembro de 2015
Foi realizada, de 1º a 3 de dezembro, a última reunião de 2015 para elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs), em Goiânia. Na ocasião, foi elaborado o POP “Desenvolver e Gerir Competências Profissionais” e o POP “Realizar eventos”.
O encontro contou com a participação de 21 representantes de CRMVs, entre eles de Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Piauí, Mato Grosso e Amazonas, além de representantes do CFMV.
Foto: Ascom CRMV-GO
“Este conjunto de ações desenvolvido por todo o Sistema CFMV/CRMVs e seus funcionários nos coloca em destaque em relação aos demais conselhos de fiscalização profissional ao permitir que 27 órgãos estejam treinados e preparados para atuarem com uma única voz”, afirmou o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.
Segundo Arruda, por meio dos trabalhos realizados nos POPs, os gestores e colaboradores dos conselhos passam a ter à sua disposição conhecimentos operacionais que dão respaldo e segurança para a realização de atividades diárias. “Os funcionários colaboraram com seus conhecimentos para que pudéssemos transformar em realidade um sonho que no passado parecia distante”, disse.
Foto: Ascom CRMV-GO
A coordenação dos trabalhos em Goiânia foi da integrante da Área de Gestão de Processos do CFMV, a contadora Luciana Morcelles dos Santos. “O evento foi maravilhoso e gerou uma grande interação entre os participantes”, relatou Morcelles.
Durante o encontro, foi esclarecida a diferença entre os dois POPs trabalhados. “O ‘realizar eventos’ refere-se à logística e o ‘gerir competências’ consiste em criar ações educacionais para desenvolver as competências dos profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia, a partir da identificação de necessidade na prática do exercício profissional”, diz.
As atividades foram divididas grupos, de acordo com as afinidades de cada participante, que em seguida trocaram de lugar para contribuir com os dois.Para Isabela Llurda, da Área de Gestão Estratégica do CFMV, esse trabalho representa a concretização de grandes expectativas em torno da integração do Sistema. “Foi um trabalho lindo, construído a várias mãos, e que realmente resultou em uma única voz”, comemora.
Foto: Ascom CRMV-GO
A implantação dos procedimentos deve ocorrer em 2016 e vai incluir a formatação de projetos de educação continuada para os profissionais de todo o país.
Saiba mais
Em 2010, o CFMV mapeou todos os seus processos, originando 92 Procedimentos Operacionais Padrão. Com o objetivo de estabelecer um padrão único nas formas de atuação do Sistema CFMV/CRMVs, em 2013 foi criada uma área de processos no CFMV e no ano seguinte foi dado início ao mapeamento de processos de todos os CRMVs. Atualmente, os 27 CRMVs tem mapeados 23 processos de trabalho, tendo sido elaborados em 2015 os POPs de todos os processos.
Em 2016, novos processos serão mapeados, entre eles “Desenvolver soluções de comunicação” e “Desenvolver soluções jurídicas”, “Assessorar e normatizar”. Também será realizado o último POP, da Tecnologia da Informação (TI).
Assessoria de Comunicação do CFMV com informações do CRMV-GO