Gestão de Negócios foi tema do ciclo de palestras realizado em João Pessoa
No último sábado (10) o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba – CRMV/PB, realizou o Ciclo de Palestras, cujo tema foi Gestão de Negócios. O evento foi realizado no auditório da Faculdade DeVry em João Pessoa, onde estiveram presentes empresas e profissionais inscritas no Conselho.
O presidente do CRMV/PB, Méd. Vet. Domingos Lugo, agradeceu a participação de todos e durante a sua apresentação falou sobre a responsabilidade do Responsável Técnico (RT), bem como a importância desse profissional que deve conhecer as normas legais para orientar o proprietário sobre o funcionamento e posicionamento correto dos produtos dentro do estabelecimento. Quanto mais organizado mais confiabilidade o cliente terá ao entrar na empresa, finalizou Domingos.
Entender de gestão estratégica foi o tema abordado por Josiclei Cruz, da empresa Cruz Assessoria de Negócios, para ele, mesmo com a crise no país muitos seguimentos empresariais estão em crescimento, isso se deve ao planejamento realizado pela empresa. “É preciso se antecipar aos problemas, planejar e se posicionar no mercado entendendo do seu negócio”, ressaltou Josiclei.
Foram apresentados as tendências para os próximos anos e a importância de se ter uma orientação técnica para auxiliar no desenvolvimento financeiro da instituição.
Josiclei recomenda ter uma cultura estratégica para seu negócio e para o pessoal e lembrou que é necessário entender de governança e que para elevar o padrão dos seus serviços é preciso agregar conhecimento se adequando as mudanças do mercado.
Marca é a representação de uma entidade, empresa, produto. Na construção da marca é necessário saber quem é você, quem é o teu produto. Esse tema foi abordado pelo Leandro Ramos, da Pauta Comunicação, que falou sobre a importância da qualidade da empresa, do serviço.
Leandro enfatiza a importância da comunicação, de ser ter profissionais qualificados que entendam a necessidade e quais meios de comunicação são eficientes para alcançar o objetivo proposto pela empresa. Ele encerrou sua palestra lembrando que “o que se consegue da noite para o dia é visibilidade, a longo prazo é autoridade”.
Eu devo estar na Internet? Foram uns dos questionamentos do Aldo Pacheco, da Vendas e Cia, que abordou vários detalhes da venda online e presencial. Ele ressaltou que o relacionamento é uma construção diária, que as empresas devem entender quem é, como compram e onde estão os seus clientes.
Aldo apresentou gráficos do crescimento das vendas online, falou sobre e-commerce e que as empresas devem cada vez mais entender do seu negócio, conhecer seus concorrentes e se planejarem para as mudanças do mercado consumidor.
O Ciclo de Palestras foi uma realização do CRMV/PB com apoio da Faculdade DeVry João Pessoa, Cruz Assessoria, Pauta Comunicação e Vendas e Cia.
Fotos ASCOM/CRMV/PB
Assessoria de Comunicação CRMV/PB