Estudante da PB desenvolve aplicativo para gestão de resíduos sólidos em condomínios
Pensando em melhorar o descarte dos resíduos dos moradores do seu condomínio, Manoel Dantas, estudante da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveu um aplicativo que auxilia na gestão do lixo. Através dele os moradores sabem o dia e hora certos de descartar cada tipo de material, assim, de maneira coletiva, a coleta seletiva é realizada da maneira correta.
O aplicativo “GiresApp” ainda só está disponível para os condôminos do prédio onde Manoel mora. “Conseguimos atingir nossa meta, que era coletar dados acerca dos resíduos, criar uma agenda que facilite o usuário a desenvolver atividades para a prática da coleta e oferecer informações importantes sobre esse tema”, contou Manoel.
Ele ainda disse que há a possibilidade de o serviço ser expandido para outras realidades: “como isso foi o início de uma proposta, é possível ampliá-la para lugares maiores, ajustando os vários modelos de coleta e gestão dos resíduos, bem como trabalhar para disponibilizar o aplicativo para o público em geral”, destacou.
A professora que orientou Manoel, Mônica Maria do curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), diz que “é dever de todo cidadão e cidadã evitar que os resíduos sólidos se transformem em lixo e, por consequência, ocorram impactos negativos que afetem ao meio ambiente e à sociedade humana”.