Dicas do CRMV/PB sobre os cuidados com os alimentos ingeridos durante as festas de carnaval
O carnaval é uma festa popular que reúne uma multidão de pessoas, não importa se vai correr atrás do trio, desfilar na escola de samba ou curtir no bloco de rua, o importante é se divertir durante as festas carnavalescas.
Os foliões devem redobrar os cuidados com os alimentos consumidos na rua, “antes de consumi-los é preciso observar como estão expostos, como é feito o armazenamento e a manipulação deles, pois ingerir bebida ou comida contaminada pode colocar em risco a saúde e a diversão”, alerta a Méd. Vet. Valéria Cavalcanti, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV/PB).
Abaixo seguem outras dicas importantes para aproveitar o carnaval com segurança:
- Gelo deve ser em cubos, nunca em pedaço e/ou escamas;
- Lavar as mãos sempre antes de ingerir qualquer alimento. Caso esteja em locais que não tenham lavatórios, fazer o uso do álcool gel ou guardanapo descartável;
- Não ingerir alimentos crus ou mal cozidos;
- Observar se os alimentos estão protegidos de poeiras e insetos;
- Cachorro-quente – a salsicha e/ou a carne devem estar sempre em processo de cocção / cozimento;
- Churrasquinho deve sair da chapa direto para o consumo. Atenção, nunca consuma churrasquinho se os espetos apresentaram aspectos que já foram utilizados;
- Evitar alimentos já prontos e expostos;
- Molhos como ketchup, maionese ou mostarda devem ser evitados, mas se for consumir opte pelos saches;
- Data de validade – se for possível observar rótulos, condições das embalagens e procedência dos produtos, sejam bebidas ou comidas.
Cuidar do meio ambiente também é importante! Leve sua garrafinha ou copo, use canudo reutilizável e nada de jogar lixo na rua. Seja um folião consciente.
Assessoria de Comunicação CRMV/PB