Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) revelou os resultados do seu concurso de fotografia. Clique aqui e confira as fotos vencedoras.

Lançado em fevereiro de 2018 e intitulado “Saúde e bem-estar animal além do clichê”, o concurso é uma oportunidade para os participantes mostrarem, por meio de imagens criativas, a importância do trabalho realizado por profissionais para proteger a saúde e bem-estar animal em todo o mundo, além da implementação das normas internacionais da OIE.

Os resultados foram divulgados no hotsite do Concurso da OIE, no mês de maio. Os participantes selecionados foram premiados durante a cerimônia de abertura da 86ª Sessão Geral da OIE, dia 20 de maio, em Paris.

O Concurso

A competição também busca destacar o vínculo estreito entre saúde animal e bem-estar, bem como o significado desses últimos elementos para enfrentar os desafios do futuro em preservar a saúde humana e ecossistemas.

As fotos revelam as interações entre ser humano e animal e ilustram as atividades dos profissionais de saúde e bem-estar animal dentro dos temas:

1. Vigilância, prevenção e controle de doenças animais: atividades de vigilância, campanhas de vacinação, profilaxia e testes de diagnóstico, incluindo a interação entre animais selvagens (aves, roedores, etc.), meio ambiente e pecuária.

2. Bem-estar dos animais: transporte de animais, manejo/controle de cães de rua, animais de trabalho e outros tópicos abordados nos capítulos dos padrões de bem-estar da OIE.

3. Sistemas de produção animal: sistemas de cultivo familiar, extensivo ou intensivo, bem como migração animal, sistemas de pastoreio, faxinais, etc. (sempre que possível, mantendo um foco especial em práticas sustentáveis).

4. Sistemas de saúde e produção de animais aquáticos: sistemas de criação de peixes, anfíbios, crustáceos, moluscos e seus produtos.

5. Saúde Única: vínculo essencial entre a saúde humana e animal e o ecossistema em que eles coexistem.

6. Educação veterinária: jovens estudantes em prática / treinamento, estabelecimentos e instalações de educação veterinária, etc.

Leia também:

OIE publica novo Código Sanitário para Animais Terrestres

Fonte CFMV