16 de outubro de 2016

Nos últimos anos, o CFMV tem realizado uma verdadeira cruzada pelo país, promovendo nas Instituições de Ensino Superior ferramentas para uma educação transformadora por meio das metodologias ativas de ensino. Os professores são protagonistas nessa missão, que faz parte do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem do CFMV com o objetivo de formar médicos veterinários para um mundo melhor.

No dia do professor, comemorado em 15 de outubro, o CFMV ressalta a importância deste profissional na formação destes profissionais, mais capacitados e, sobretudo, cidadãos. “O docente sempre foi e sempre será o principal responsável pela educação”, afirma o presidente da Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária (CNEMV), Antônio Felipe Wouk.

Na opinião do presidente da CNEMV/CFMV, além de buscar seu aprimoramento contínuo como médico veterinário e zootecnista, o profissional também deve fazer o mesmo em relação à sua capacidade de ensinar. “O docente deve questionar continuamente como ser um melhor professor, tendo claro que pessoas diferentes aprendem de formas diferentes”, afirma.

Para se chegar a uma educação verdadeiramente transformadora, Wouk enumera três etapas necessárias: educar para o desenvolvimento de habilidades por meio da demonstração; educar para a comunicação e o desenvolvimento de uma comunidade; e educar de forma transformadora, com uma reflexão crítica sobre os conceitos e o próprio conhecimento. “A partir destas premissas é possível envolver emocionalmente o educando com aquilo que está sendo ensinado. Para tanto é necessário ler, escrever, falar, ouvir e refletir”, finaliza Wouk.

Experiência de sucesso

Com base na iniciativa do projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem do CFMV, a PUC de Minas Gerais, campus Poços de Caldas, realizou seu primeiro Quiz de Anatomia Veterinária no mês de maio. O jogo foi pensado para aliar o ensino da anatomia às competências humanísticas e realizado em substituição ao tradicional trabalho escrito da disciplina.

O sucesso do quiz refletiu diretamente no aprendizado dos alunos que disputaram o jogo, desenvolvendo competências como liderança, motivação e integração. O assunto foi abordado na Revista CFMV nº 70.

Leia mais na revista CFMV nº 70.

Sobre a data

O Dia do Professor foi comemorado pela primeira vez em uma pequena escola de São Paulo com a ideia de ter um dia livre para que os professores tivessem descanso e organizassem eventos de comemorações.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que professores e alunos traziam, na sua cidade natal, Piracicaba, doces de casa para uma pequena confraternização.

O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase ” Professor é profissão. Educador é missão”.

A data se tornou um sucesso e se espalhou por todo o país, até ser decretada como feriado em 1963. A data foi criada para que fossem feitas homenagens a todos os professores do país.

Fonte Assessoria de Comunicação do CFMV