Home/Notícias/Regionais destacam troca de experiências no III Encontro de Assessores de Comunicação do Sistema CFMV/CRMVs

Regionais destacam troca de experiências no III Encontro de Assessores de Comunicação do Sistema CFMV/CRMVs

Ações desenvolvidas nos estados, casos de sucesso – e fracasso também – deram o tom às apresentações dos assessores de comunicação dos regionais que participaram do III Encontro de Assessores de Comunicação do Sistema CFMV/CRMVs. O evento reuniu os profissionais da área que atuam no Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs), e ocorreu na sede do CFMV, em Brasília (DF), nos dias 12 e 13 de novembro.

Na ocasião, além de palestras de atualização profissional, os assessores dos CRMVs apresentaram as ações desenvolvidas nos seus estados.

Thainá Laureano, assessora do CRMV do Paraná, considerou muito significativas as interações proporcionadas. “No ano passado, conhecemos como trabalhavam as assessorias dos regionais. A gente teve noção das dificuldades, que são as mesmas, e passou a colaborar um com o outro. Os resultados estão aqui, hoje: vimos quantas ações realizamos em conjunto. O trabalho não precisa ser duplicado, triplicado. Um regional fez, o outro pode contribuir, conhecer mais a realidade, o que funcionou em um e pode funcionar em outro”, comentou.

 Thainá Laureano, do CRMV-PR, apresenta as ações de sua regional

Adrielly Reis, assessora do CRMV-RJ, apresentou aos participantes o sucesso do blog Sobre(o)viver, um espaço sobre a saúde mental de médicos-veterinários. Ela conta que a ideia nasceu em 2018, a partir de um evento que discutia questões comuns de saúde entre médicos-veterinários, como síndrome de burnout e fadiga por compaixão. “No começo, a gente colocava conteúdo toda semana no portal. Decidimos, então, em criar o blog, para o material ficar reunido e de fácil acesso”, explicou.

Para Adrielly, o grupo está mais unido e isso faz toda a diferença. “A gente sempre está anotando uma ideia que um regional aplicou e pode servir para o seu, porque é comum, o nosso público é o mesmo”, analisou.

Adrielly Reis divulga a ação ‘Sobre(o)viver’, do CRMV-RJ

Lucas Figueredo, assessor de comunicação do CRMV-BA, apresentou casos de sucesso da Bahia, como campanhas que buscaram levar explicações cotidianas a diversos públicos, além dos profissionais. Uma delas foi a “Campanha de Fogos de Artifício”, realizada em junho e julho deste ano. A ação alertava a população sobre prejuízos que fogos de artifício sonoros causam aos animais.

“A partir de uma ideia simples, conseguimos uma repercussão gigante no estado, sendo pauta nos mais diversos canais de comunicação. O retorno superou as expectativas. Conseguimos sensibilizar a população e fazê-la refletir – o que, para ela, é diversão, pode ser um problemão para os animais, os idosos, os autistas, os enfermos”, relatou.

 Lucas Figueredo e as campanhas de sucesso do CRMV-BA

O projeto de educação ambiental para crianças, do CRMV-SC, foi tema da apresentação da assessora Patrícia Rodrigues. A ideia consiste em cartilhas e apresentações sobre o tema em escolas de diversos municípios do estado. “Apresentamos o projeto educativo para o próximo verão, no litoral catarinense, com parcerias estabelecidas com órgãos renomados, como o Projeto Tamar e o Corpo de Bombeiros, para colocarmos em prática ações de conscientização sobre saúde humana, ambiental e animal e a importância do médico-veterinário no contexto”, diz.

    Patrícia Rodrigues divulga a educação ambiental voltada para crianças desenvolvida pelo CRMV-SC

Para ela, o encontro foi muito produtivo. “Além do conteúdo oferecido na programação do CFMV, com profissionais experientes e assuntos pertinentes, a troca de informação entre os comunicadores do sistema foi muita rica. Já estou utilizando aplicativos e ferramentas que conheci com colegas de outros estados, o que é sensacional”, disse.

Fonte CFMV

2019-11-22T15:16:55-03:00 22/11/2019|Notícias|