A preocupação com a saúde e bem-estar das espécies faz parte das ações da Comissão Nacional de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAS/CFMV).

O Dia Mundial da Vida Selvagem é celebrado todos os anos em 3 de março. A comemoração foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear a fauna e a flora do planeta e alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens.

O tema deste ano é “Ouça as vozes jovens”. Ele foi baseado em dados que demonstram que quase um quarto da população mundial tem entre 10 e 24 anos. “Vamos encorajar os jovens a se reunirem para enfrentar as principais ameaças à vida selvagem, incluindo a mudança de habitat, a exploração excessiva ou o tráfico de animais. Os jovens são os agentes da mudança”, declara a ONU.

Qualquer um pode participar da homenagem, basta publicar nas mídias sociais, dizer algo sobre o assunto, compartilhar as fotos e vídeos da campanha, usar cartazes e cartões da ONU feitos especialmente para o dia. Clique aqui e confira.

A ONU sugere usar as hashtags:  #DoOneThingToday, #youth4wildlife, #YoungVoices, #WorldWildlifeDay, #EndWildlifeTrafficking

O Dia Mundial da Vida Selvagem é comemorado em 03 de março também em referência à data de criação (em 1973) da CITES – Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, que tem o objetivo de garantir que o comércio global não ameace a vida de 35 mil tipos de plantas e animais.

De acordo com a ONU, o tráfico de animais e a caça arrecadam mais de 212  milhões de dólares por ano.

Saiba mais, visite a página oficial da homenagem: http://wildlifeday.org

Solicitações e dúvidas: https://nacoesunidas.org/agencia/onumeioambiente

Fonte CFMV (matéria acessada em 03/03/17)