Home/Notícias/Workshop sobre Esporotricose foi realizado pelo CRMV/PB em João Pessoa

Workshop sobre Esporotricose foi realizado pelo CRMV/PB em João Pessoa

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da  Paraíba realizou no último sábado (09) o Workshop Esporotricose A-Z, ministrado pela Médica Veterinária Profª Dra. Roseana Diniz (UFRPE) e a Médica Veterinária Alessandra Veras, no auditório da Faculdade DeVry em João Pessoa.

A Dra. Roseana fez uma abordagem detalhada sobre a história do agente etiológico da esporotricose, sobre a distribuição a nível nacional e mundial. Relacionou as características dos microrganismos, quais os sinais clínicos nos animais, os meios de diagnósticos e formas de tratamento, a “esporotricose é uma doença curável, um diagnóstico precoce e um tratamento bem orientado, geralmente tem evolução para cura clínica do animal” pontuou ela.

Ainda na sua apresentação foram discutidos assuntos como políticas públicas, diretrizes na saúde pública, medicina do coletivo e biosseguridade.


Dra. Roseana Diniz  / Foto Ascom/CRMV/PB

Sobre a relação da doença com o gato, onde o felino é visto como o transmissor, Roseana esclarece que “o solo é quem transmite, o gato não é o problema ele é a sinalização de um problema que existe na região. O gato é um indicativo de que no solo da região em que o animal vive existe a presença do fungo de forma patogênica.

A Méd. Vet. Alessandra Veras abordou sobre as chaves para um diagnóstico mais preciso como a necessidade do exame clínico das lesões, a epidemiologia, o histórico, anamnese e exames laboratoriais.

  
Méd. Vet. Alessandra Veras / Fotos Ascom/CRMV/PB

O workshop trouxe muito conhecimento teórico e prático, troca de experiências e muitas discussões sobre a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente.

Ascom CRMV/PB

2018-07-20T15:47:40+00:00 14/06/2018|Notícias|
Avada WordPress Theme