PET Selvagem foi tema da palestra realizada pelo CRMV/PB em João Pessoa

Publicado em: 20/04/2017

O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV/PB) realizou no dia 12 de abril a palestra sobre PET Selvagem ministrada pela Médica Veterinária Valéria Natascha Teixeira, no Anfiteatro do IFPB, em João Pessoa/PB.

O PET selvagem como animal de estimação não convencional é uma área em expansão e que tem alterado a rotina das clínicas de pequenos animais. Segundo Valéria é comum vermos animais de estimação como gato, cachorro, porém essa realidade está mudando. Para atender animais como furões, roedores, répteis, primatas dentre outros é necessário que o “Médico Veterinário possua conhecimentos das especificidades da medicina zoológica de animais selvagens”.

foto ASCOM/CRMVPB

Valéria explica que é muito importante começarmos a falar sobre uma área da Medicina Veterinária que é pouco abordada nas Universidades. Para ela é interessante que os profissionais continuem buscando conhecimentos, pois atualmente em clínicas de pequenos animais é preciso diversificar, não somente focar nas diferentes especialidades em cães e gatos como também em outras espécies de animais de estimação que vivem em nossas casas e precisam de Médicos Veterinários. Esses animais tem características e especificidades bem diferentes dos animais domésticos que estudamos na faculdade.

Sobre a temática da palestra a Médica Veterinária acredita que “é interessante mudar o foco e ampliar os conhecimentos dos médicos veterinários para que eles possam usar no dia-a-dia da rotina deles na clínica”.

Ao adquirir um PET selvagem é importante saber se existe um Médico Veterinário com conhecimento na área, além de obter informações sobre o tamanho, as necessidades, alimentação e o comportamento de cada espécie.

No Brasil é permitido criar animais selvagens, mas os mesmos devem ser adquiridos de criadouros comerciais devidamente registrados nos órgãos ambientais competentes.

fotos ASCOM/CRMVPB

Endereço:

Praça Pedro Gondim, 127 – Torre – João Pessoa, PB | CEP 58040-360 | Telefone: (83) 3222-7980 – crmvpb@crmvpb.org.br – Expediente: 08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta das 12h às 18h