Home/Notícias/CRMV/PB promoveu o Curso de Responsabilidade Técnica em João Pessoa

CRMV/PB promoveu o Curso de Responsabilidade Técnica em João Pessoa

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV/PB) promoveu no dia 25 de setembro o Curso Básico de Responsabilidade Técnica (RT) em João Pessoa/PB. Com esse evento somam-se quatro (04) cursos oferecidos durante o ano 2018 realizados nas cidades de Patos (11/04), Areia (10/05), Sousa (08/08) e João Pessoa (25/09).

O Méd. Vet. Domingos Lugo, presidente do CRMV/PB, fez a abertura do evento e iniciou o curso ministrando as palestras  Responsabilidade Técnica – Normas e Procedimentos e Ética na Responsabilidade Técnica e Casos Jurídicos, onde trouxe os reflexos jurídicos que podem ocorrer quando é cometido algum tipo de infração ou erro médico, a importância de se conhecer o manual de responsável técnico elaborado pelo Conselho, enquanto RT quais as atividades que o profissional desenvolve dentro de uma empresa, dentre outros.

Ainda em sua apresentação Domingos falou sobre a Responsabilidade Técnica e Controle Populacional,  mostrando os procedimentos que devem ser seguidos para realizar um projeto com base na Resolução 962/10 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), bem como as ações voltadas ao bem-estar animal e a proteção do profissional e do  meio ambiente.

Méd. Vet. Domingos Lugo / Foto Ascom CRMV/PB

Durante a palestra A Importância do RT na Saúde Única, ministrada pela Méd. Vet. Valéria Rocha, foram abordados as áreas de atuação do profissional na saúde pública (vigilância e zoonoses), produção, reprodução e sanidade animal, administração rural, pesquisas em todas as áreas de biomédicas e de produção, análises clínicas, microbiológicas e elaboração de combate as doenças, defesa da fauna silvestre, inspeção e tecnologia de alimentos.

Valéria acredita que o campo de trabalho para o profissional é bastante diversificado, porém o que falta mutias vezes são profissionais qualificados para atender as demandas que o mercado exige.

Méd. Vet. Valéria Rocha / Foto Ascom CRMV/PB

Na palestra Responsabilidade Técnica em Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, o Méd. Vet. Prof. Arilde Alves apresentou as normas e procedimentos de descartes corretos dos resíduos de serviço de saúde, bem como o papel do profissional como RT dentro das empresas e a importância do conhecimento da legislação por parte do profissional.

Méd. Vet. Arilde Alves / Foto Ascom CRMV/PB

O Curso de Responsabilidade Técnica faz parta das ações promovidas pelo CRMV/PB em comemoração do Dia do Médico Veterinário.

Fonte Ascom/CRMV/PB

2018-10-08T17:15:17+00:00 08/10/2018|Notícias|