Home/Notícias/CRMV/PB realizou encontro de Zootecnistas em João Pessoa

CRMV/PB realizou encontro de Zootecnistas em João Pessoa

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV/PB) através da Comissão Regional de Zootecncia do CRMV/PB realizou no último dia 25 de novembro o I Encontro Paraibano de Zootecnistas do CRMV/PB na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa/PB.

 Foto Ascom CRMV/PB

O presidente do CRMV/PB, Domingos Lugo, iniciou com a palestra Ações, representação e participação dos Zootecnistas no CRMV-PB, onde explicou o que é o Conselho, apresentou uma análise comparativa, entre os anos de 2016 e 2017, dos números de profissionais Zootecnistas e Médicos Veterinários inscritos, quantos deram baixa em seus registros, quantos são responsáveis técnicos registrados, as despesas do Conselho, fiscalizações realizadas, bem como a importância da arrecadação, pois sem recursos não é possível fiscalizar, não é possível funcionar de forma adequada, concluiu ele.

Sobre conhecer as atividades do CRMV/PB, a aluna de Zootecnia Maria Victória, acredita ser importante tanto para os profissionais, quanto para os estudantes que estão em processo de formação e tem pouco conhecimento das ações realizadas por ele.

A história da Zootecnia, as contribuições deixadas pelos profissionais ao longo dos 50 anos da Zootecnia, Legislação 5.550, o legado das Instituições, foram temas abordados pelo presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Zoot. Marinaldo Divino, que ministrou a palestra  Zootecnia Brasileira: Legado das Instituições para a geração de novos profissionais.

Na ocasião Marinaldo fez um mapeamento da ABZ desde a sua criação até o momento atual, apresentou os projetos para 2018 e ressaltou as contribuições dos profissionais na área do agronegócio.

Divino parabenizou o Conselho pela iniciativa e acredita que encontros como este devem ser copiados por outros Estados, uniformizando a distribuição das informações e estabelecendo novos contatos profissionais, finalizou ele.

O Zootecnista e o Protagonismo: O que podemos fazer para melhorar nossa representatividade e atuação profissional? foi o tema da mesa redonda  formada pelo vice-presidente do CRMV/PB, o Zoot. Severino Gonzaga, pelo presidente da comissão o Zoot. Wendell Lima, a Zoot. Adriana Evangelista, Coordenadora do Curso de Zootecnia do CCA/UFPB, o Zoot. e Dep. João Gonçalves, o Zoot. Francisco Gomes, presidente da Associação Paraibana de Zootecnistas (APZ), o estudante de Zootecnia Ryan Maia, presidente do Centro Acadêmico de Zootecnia Joselito Quirino Dias e o Deputado Federal André Amaral que na ocasião colocou o seu mandato a disposição para o encaminhamento das demandas dos zootecnistas e do CRMV/PB. 

Cada membro fez uma breve explanação sobre a profissão em sua área de atuação e depois responderam aos questionamentos feitos pelos participantes, profissionais e estudantes de Zootecnia. Um momento ímpar durante o evento.

Sobre o evento o Zoot. e Dep. João Gonçalves acredita que ações como essas devem continuar, o encontro ascendeu uma chama que não deve se apagar, para ele com a transposição do Rio São Francisco haverá o aumento de terras irrigadas com isso irá gerar produção e no que diz respeito a produção animal, será necessário o Zootecnista, concluiu ele.

Para o Zoot. Paulo Leonardo o evento foi muito bom, “um encontro importante onde reencontramos e fazemos novos amigos. O Conselho está no caminho certo”, pontuou ele.

O encontro cumpriu com o seu objetivo,  tivemos a participação de vários profissionais que atuam em diferentes seguimentos, foram debatidos temas atuais da zootecnia, foi um momento importante para a classe, comemora o presidente da comissão Wendell Lima, que lembra aos profissionais a importância do seu registro junto ao Conselho para exercerem legalmente a sua profissão.

Wendell é conselheiro do CRMV/PB e assumirá no dia 15 de dezembro o cargo de conselheiro efetivo, para  o triênio 2017/2020, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Acesse a Galeria de Fotos

Assessoria de Comunicação CRMV/PB

2017-11-30T17:11:24+00:00 30/11/2017|Notícias|
Avada WordPress Theme