Home/Notícias/Contran publica resolução que regulamenta transporte de animais terrestres

Contran publica resolução que regulamenta transporte de animais terrestres

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou, no dia 26 de junho, no Diário Oficial da União, Resolução nº 675/2017 que regulamenta o transporte de animais de produção ou de interesse econômico, esporte, lazer e exposição.

A publicação visa promover o bem-estar animal ao garantir que o Veículo de Transporte de Animais Vivos (VTAV) seja construído para minimizar a agitação e evitar o sofrimento desnecessário do animal. O veículo também deverá ser adaptado à espécie do animal transportado, de forma a permitir que ele tenha espaço para permanecer em pé durante a viagem.

Pontos como ventilação, disponibilidade de água e piso antiderrapante também são abordados. A resolução será válida para veículos fabricados após 1º de julho de 2019 e, caso haja infração, tanto o condutor quanto os proprietários do VTAV e da carga serão responsabilizados.

Campanha de bem-estar animal

Está em curso a campanha de bem-estar animal do CFMV, que foi lançada no dia 19 de abril e tem como objetivo mostrar à sociedade e aos profissionais a importância da promoção conjunta do bem-estar animal.

Foram produzidas diversas peças e ações, como podcasts, entrevistas, vídeo, cartazes, quiz, avatar para Facebook, entre outras. A hashtag #bemestaranimal também está sendo usada para divulgar a iniciativa. Confira aqui a página da campanha e saiba mais.

Confira anexa a resolução.

Leia mais: CFMV Entrevista: Médica veterinária Lizie Buss, do Ministério da Agricultura, fala sobre bem-estar animal na produção

Fonte CFMV(matéria acessada em 07/07/17)

2017-07-07T16:12:44+00:00 07/07/2017|Notícias|
Avada WordPress Theme