Home/Notícias/CFMV esclarece questões relacionadas à eutanásia em entrevista à Rádio Nacional

CFMV esclarece questões relacionadas à eutanásia em entrevista à Rádio Nacional

Em entrevista à Rádio Nacional, o presidente da Comissão Nacional de Bem-estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (Cobea/CFMV), Cássio Ricardo Ribeiro, falou sobre a importância da supervisão do médico veterinário na eutanásia de animais usados no ensino e na pesquisa.

O mote da conversa com as apresentadoras Márcia Dias e Luciana Valle foi a Resolução Normativa nº 37, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que define a nova diretriz para procedimentos de eutanásia do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

Ribeiro esclarece que a norma do Concea corrobora com uma regulação já estabelecida pelo CFMV em 2012, por meio da Resolução CFMV nº 1.000, que dispõe sobre procedimentos e métodos de eutanásia animal em todas as circunstâncias em que ela se faça necessária. Como já era previsto pelo CFMV, o Concea agora reforça em sua diretriz a importância do médico veterinário na supervisão do procedimento.

“Essa diretriz que foi publicada agora pelo Concea tem o intuito talvez de reformular o que já estava sendo feito”, ressalta Cassio na entrevista. “Só o médico veterinário pode desenvolver os procedimentos do método da eutanásia. Ele pode tanto supervisionar, quanto executar”, esclarece o presidente da Cobea/CFMV.

Clique aqui para ouvir a entrevista na íntegra

Saiba mais

Diretriz da eutanásia do Concea destaca obrigatoriedade da supervisão do médico veterinário

Clique aqui e conheça o Guia Brasileiro de Boas Práticas para Eutanásia editado pelo CFMV em 2013

Fonte CFMV

2018-03-04T11:33:12+00:00 05/03/2018|Notícias|
Avada WordPress Theme