Home/Notícias/CFMV envia ao Mapa sugestões sobre regulamentação de torneios leiteiros

CFMV envia ao Mapa sugestões sobre regulamentação de torneios leiteiros

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) enviou ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sugestões referentes ao texto da proposta de Instrução Normativa (IN) sobre regulamentação da realização de torneios leiteiros, com avaliação do mérito genético para a produção do leite, respeitando as boas práticas agropecuárias.

Dentre as várias contribuições do CFMV, destaque para a solicitação de inclusão do zootecnista no artigo 3º da proposta de IN. O texto inicial do Mapa determina que todo evento do tipo deve ser autorizado pelo órgão oficial de Defesa Agropecuária, exigindo-se a Responsabilidade Técnica (RT) de um médico veterinário, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do estado.

O CFMV esclarece que a formação do zootecnista prevê uma extensa e suficiente carga horária em conteúdos relevantes aos torneios leiteiros, como preparo dos animais, previamente ao certame como melhoramento genético (avaliação genética e fenotípica); nutrição; e manejo alimentar que garanta a máxima expressão do potencial genético para a produção de leite. Por conseguinte, este profissional também deve ser incluído como RT no texto.

Outra questão que o CFMV achou imprescindível requerer foi a correção de parte texto do artigo 4 º da IN.  O documento do Mapa diz que “aos criadores é obrigatório a apresentação de plano de manejo nutricional a ser aplicado durante o torneio, firmado por responsável técnico da propriedade com formação em ciências agrárias”. O CFMV defende que o responsável técnico deve ter formação em Medicina Veterinária ou em Zootecnia, pois esses profissionais são habilitados para desenvolver com efetividade este tipo de trabalho.

A consulta pública foi publicada este mês (09/03) no Diário Oficial da União (DOU), por meio da portaria nº 25/2018 da Secretária de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo do Ministério.

Leia também:

Mapa suspende efeitos de norma sobre regras de torneios leiteiros

Torneios leiteiros devem ter médico veterinário como Responsável Técnico

Mapa submete à consulta pública a regulamentação de torneios leiteiros

Fonte CFMV

2018-03-26T16:57:30+00:00 27/03/2018|Notícias|
Avada WordPress Theme